Qual é o nome do gás de cozinha?

0

Qual é o nome do gás de cozinha?

Conhecido popularmente como gás de cozinha, o GLP (gás liquefeito de petróleo), também é utilizado em cozinhas industriais e comércios de alimentos.

Contudo, existe a curiosidade de saber por que é chamado de liquefeito, já que a palavra gás remete ao seu estado gasoso.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

A questão é que quando o gás de cozinha é armazenado no botijão, ao ser comprimido, ele se torna líquido. 

Sendo assim, seu nome técnico é gás liquefeito de petróleo, veja a seguir, a composição do gás de cozinha e quais cuidados devemos tomar diariamente em seu uso.

Quem é a responsável pela fabricação do gás de cozinha?

Qual é o nome do gás de cozinha

As responsáveis pela fabricação do gás de cozinha são as refinarias de petróleo. No local, o GLP passa por um processo antes de seguir para as residências.

Assim, a Petrobras é a responsável pela fabricação do gás de cozinha em suas refinarias que é enviado às distribuidoras. Estas, por sua vez, possuem suas próprias revendedoras em diversas cidades.

Cada uma tem sua função na distribuição do gás de cozinha, sendo que as distribuidoras ainda controlam a qualidade do insumo que chega para o consumidor.

Dessa forma, tanto a distribuidora quanto a revenda de gás precisam ter autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo), para trabalhar.

Qual a composição do gás de cozinha?

O gás de cozinha é um produto altamente inflamável. Por isso, o cuidado com o transporte, manuseio e armazenamento do produto exigem que pontos específicos sejam observados.

Para que a segurança seja mantida, todos os envolvidos com o mercado de gás de cozinha precisam realizar cursos e treinamentos de segurança para terem suas autorizações. Seja para transporte, manuseio ou armazenamento do produto.

Os principais gases que compõem o gás de cozinha dentro do botijão são o propano e o butano. E, embora ambos sejam gases inodoros, o composto enxofre (que tem um cheiro característico) é usado para podermos perceber vazamentos.

Isso porque o gás de cozinha é altamente inflamável e em caso de vazamento existe o risco de explosão. Sendo assim, todo cuidado em relação ao insumo é importante.

Porém, antes mesmo dessa composição, na refinaria é realizado o processo de destilação. Ou seja, são retirados a gasolina, o diesel, o querosene e todos os óleos combustíveis da composição.

Em seguida, o gás de cozinha é colocado sob pressão nos vasilhames, mais conhecidos como botijão de gás.

Cuidados essenciais com o gás de cozinha

Por ser um produto inflamável, assim como acontece nas distribuidoras e revendedoras, também precisamos ter cuidados redobrados ao usar o insumo, confira:

  • Risco de vazamento

A instalação de um botijão de gás com segurança depende de alguns itens, como a mangueira autorizada pelo Inmetro, o regulador de gás e as braçadeiras.

Além disso, após a instalação é necessário confirmar se não existem vazamentos do produto, sendo que a melhor maneira de saber é fazendo o teste do sabão.

Para isso, basta fazer bastante espuma na esponja de louça e colocar no registro do botijão. Se sair bolhas, o processo de instalação deve ser repetido.

Além do risco de explosão em caso de vazamento, o gás pode asfixiar as pessoas, pois ele retira o oxigênio do ar. Para isso, também é importante ter uma detector de vazamento de gás.

  • Compre somente com revendas autorizadas

Outro cuidado que deve ser tomado na compra do gás de cozinha é escolher somente as revendas autorizadas.

Para isso, basta observar se quem está entregando o insumo é realmente um representante da distribuidora. Geralmente, o vendedor usa uniformes da marca.

O botijão de gás também precisa estar lacrado com a marca da distribuidora em questão e a qualquer sinal de violação, o consumidor não deve aceitar o produto.

  • O botijão deve permanecer sempre na vertical

Algumas pessoas acreditam que ao deitar o botijão ele pode render mais, contudo, isso é um erro que pode causar acidentes.

Isso porque o regulador ou as mangueiras de gás podem ser danificadas com a posição e causar vazamentos de gás.

Outro cuidado relacionado a vazamentos é que a qualquer sinal de cheiro de gás não devemos acender as luzes, pois em caso de fagulhas há risco de explosão.

O recomendado é que as janelas do ambiente sejam abertas para a liberação do gás e em seguida feche o registro e chame ajuda.

Todos os itens relacionados ao botijão de gás precisam ser de qualidade e autorizados pelo Inmetro. Portanto, nunca compre de um revendedor não autorizado.

  • Validade da mangueira de gás

A mangueira de gás mais indicada é a de cobre, principalmente por ficar atrás do fogão, contudo, ela também possui prazo de validade.

Ela deve ser trocada a cada 5 anos e a qualquer sinal de ferrugem ou vazamento. Além disso, é importante manter o botijão de gás sempre fora de casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais