Qual o peso de um botijão de gás vazio?

0

Qual o peso de um botijão de gás vazio?

É importante saber quanto pesa um botijão de gás vazio ou cheio. Existe uma determinação da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para que os botijões sejam vendidos com o peso certo.

Um exemplo são os botijões de 13 kg, mais comuns e usados nas residências brasileiras. Por isso, preste atenção ao peso quando comprar um botijão.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

A ANP é quem faz a fiscalização das revendedoras de gás e exige uma balança na hora de abastecer o insumo.

A balança deve ser certificada pelo Inmetro, pois caso o consumidor desconfie do peso, deve pedir à revendedora para pesar o produto.

Veja a seguir, qual o peso de um botijão de gás vazio deve ter e as diferenças regionais do gás de cozinha.

Qual o peso de um botijão de gás vazio

É importante saber qual o peso de um botijão de gás vazio para quando for comprar seu botijão de gás. O peso do botijão de gás vazio é de 15 kg, entretanto, pode variar conforme o fabricante de 13 kg a 15 kg.

Sendo assim, é importante verificar na alça qual o peso de um botijão de gás vazio, que deve estar disponível para o consumidor.

Portanto, na compra do gás de cozinha de 13 kg, ou o P13, quando cheio deve pesar na balança certificada pelo Inmetro a média de 28 kg e a qualquer divergência, a revendedora deve ser avisada.

Diferenças regionais do botijão de gás

Uma curiosidade sobre o botijão de gás é que ele pode ter seu nome alterado de acordo com a região.

Sendo assim, você pode encontrar o insumo sendo chamado de gás de cozinha, bujão de gás, gás engarrafado, garrafa de gás ou gás envasado. Porém por mais que tenham essa diferença de nomes, a forma de saber qual o peso de um botijão de gás vazio é a mesmo para todas as regiões.

Em outras regiões o botijão de gás pode ser chamado de botija de gás e pilha de gás, contudo, nas revendedoras são conhecidos por suas siglas: P2, P5, P13, P20, P45 e P90.

Indiferente do nome, o gás de cozinha deve ser fabricado conforme a norma da ABNT NBR 8640, que cuida dos recipientes ou botijões enviados às residências.

Outro cuidado é que o botijão deve ser resistente, pois o GLP (gás liquefeito de petróleo), é altamente explosivo, portanto, o recipiente deve ser resistente ao tempo.

Além disso, o botijão possui algumas especificações que devem ser seguidas em sua fabricação, ou seja, ele deve conter:

  • Alça superior;
  • Calota superior;
  • Cordão de solda;
  • Calota inferior;
  • Base.

A base do insumo deve ser de aço em processo de estampagem de acordo com as normas da ABNT NBR 7460.

Veja a seguir o que fazer com seu botijão de gás vazio e os cuidados que deve ter para a sua conservação.

O que fazer com um botijão de gás vazio?

Qual o peso de um botijão de gás vazio?

Qual o peso de um botijão de gás vazio? ou como saber que o botijão de gás está vazio? ou seja, quando o gás de cozinha acaba, deve ser trocado na compra de um botijão cheio.

Contudo, se você não deseja mais o item, existem algumas maneiras de não ficar com ele em casa, confira:

  • Em caso de botijão vazio e sem uso, entregue o mesmo na revendedora, eles podem colocar ele em uso novamente;
  • Um botijão vazio custa em média R$ 120,00, por isso outra opção é vender ou doar para alguém que esteja precisando, já que a troca possui um preço bem inferior;
  • Além disso, a revendedora é obrigada a aceitar o botijão de gás independente de seu estado de conservação, sendo assim, se estiver em desuso, pode ajudar alguém.
  • É importante ressaltar que ao entregar o seu botijão vazio na revendedora na compra de outro, ele é encaminhado para empresas que realizam vistorias para saber de suas condições antes de voltar a ser colocado à venda.

Somente após aprovados, eles voltam a circular nas revendedoras e são vendidos aos consumidores finais.

Essa questão ajuda o meio ambiente, já que o material usado na fabricação do produto pode agredir o solo e demorar mais de 100 anos para se decompor.

Qual o peso de um botijão de gás vazio para saber a hora de trocar

Qual o peso de um botijão de gás vazio? e qual a hora de pedir um botijão de gás novo? Vamos dar algumas dicas para saber quando seu botijão de gás está chegando no final para saber a hora certa de trocar. E outra dica importante de saber se realmente seu botijão de gás acabou, é para saber de fato qual o peso de um botijão de gás vazio. As dicas são: Fique atento a cor da chama, se estiver amarelada o seu gás está acabando. Anote as datas de compra e veja a média de dias que seu botijão de gás dura. Invista em um manômetro.

Quantos botijões manter em casa para sempre ter gás?

As revendedoras de gás seguem rigorosas normas de cuidados para o armazenamento, manuseio e transporte do gás.

Em casa, muitas pessoas costumam ter ao menos dois botijões para não faltar gás em um momento de necessidade. Afinal, o gás de cozinha sempre termina quando a comida está sendo preparada.

Por isso é importante sempre ter um botijão de gás reserva, caso você tenha espaço seguro para isso.

Embora não exista uma lei que proíba a existência de mais de um insumo residencial, é importante que sejam seguidas algumas normas de segurança.

Como, por exemplo, manter o botijão de gás fora de casa, e protegido contra as ações do tempo, pois isso ajuda em sua conservação.

Além disso, deixar longe do alcance de crianças e animais domésticos, e mantê-los sempre na posição horizontal é indispensável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais