Quanto tempo dura um botijão de gás aquecedor
Os botijões de gás, além de utilizados nas cozinhas, também são úteis para diversos tipos de aquecedores. E a verdade é que este tipo de aquecedor é um dos preferidos dos brasileiros.
Isso porque o processo de aquecimento é simples: a água entra em contato com uma serpentina que é aquecida a partir do gás e enviada às torneiras e chuveiros da casa.
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:
0800-000-0960
Para este fim existem dois tipos de aquecedores, para gás natural e para o GLP. Em ambos os casos, eles são mais econômicos do que a energia elétrica.
Entretanto, o consumo vai depender de quantos pontos serão utilizados com água quente no local e, quanto mais chuveiros e torneiras, maior será o consumo do botijão de gás.
Veja a seguir, as vantagens dos aquecedores a gás GLP e como funciona a instalação nos pontos a terem água quente.
Como funciona o aquecedor com botijão de gás?
Existem dois tipos de aquecedores a gás GLP, por passagem e por acumulação, além disso, eles podem ser mecânicos ou digitais.
O processo de funcionamento é basicamente o mesmo, pois a água é aquecida e enviada para as torneiras e chuveiros da casa, saiba como funcionam:
- Aquecedor a gás de passagem
O aquecedor a gás GLP de passagem funciona através de uma serpentina que é aquecida com o contato com a água.
- Aquecedor a gás por acumulação
Nesse caso, a chama do gás fica acesa durante todo o processo de aquecimento da água que também é enviada aos locais escolhidos.
- Aquecedores a gás mecânicos e digitais
Outro item a ser analisado é a escolha do aparelho que pode ser mecânico ou digital e também existem diferenças entre os dois.
No aquecedor a gás mecânico a chama deve ser acionada manualmente. Já no aquecedor a gás digital, basta escolher a temperatura que a chama é acionada.
Vantagens do aquecedor a gás em comparação com o elétrico
Existem muitas vantagens em escolher um aquecedor a gás se compararmos com o aquecedor elétrico, confira:
- Aquecedores a gás são mais econômicos em relação ao custo benefício que eles trazem no banho ou para lavar a louça em dias frios;
- A pressão de água dos aquecedores a gás é muito maior do que dos aquecedores elétricos;
- Você pode solicitar a ligação em diversos pontos da casa ao mesmo tempo;
Com todos os benefícios do aquecedor a gás é fundamental que a instalação seja feita por uma empresa especializada.
Assim, a duração do aparelho e a garantia de seu perfeito funcionamento é muito maior, além disso, a manutenção requer cuidados periódicos.
Qual aquecedor a gás escolher
Quando decidir colocar um aquecedor de botijão de gás, considere antes em quantos ambientes o mesmo será instalado.
Em média, um botijão de gás vai durar de 2 a 3 meses em uma residência. Mas esse período varia muito, afinal tudo vai depender do uso feito na casa. Se a família é grande e todos tomam 1 a 2 banhos por dia, o gás vai terminar mais rápido do que uma pessoa que vive sozinha.
Portanto é preciso ficar atento ao consumo, e se estiver fora do seu orçamento (ainda que seja mais em conta do que o aquecedor elétrico), rever o consumo e economizar.
Capacidade do aquecedor a gás
Caso queira usar em dois chuveiros é necessário comprar um aquecedor que tenha capacidade para 16 litros.
Agora, se existe a necessidade de usar além dos chuveiros em pelo menos três torneiras, compre um aquecedor a gás com capacidade para 32 litros.
Conforme a quantidade de itens a serem instalados, maior deve ser a capacidade do aquecedor a gás.
Custo benefício do aquecedor a gás ou elétrico
Agora em relação ao uso dos aquecedores a gás, eles geram uma sensação mais prazerosa no banho, isso devido à vazão de água ser muito maior.
Um exemplo é que enquanto chuveiros elétricos gastam uma média de 6 litros por minuto, os chuveiros a gás gastam em média 10 litros.
Sendo assim, a conta de água pode vir maior, contudo, a energia elétrica muda de bandeira com frequência, portanto, os aquecedores a gás se tornam mais econômicos.
Além disso, o gasto vai depender de quantas pessoas estiverem no local e o número de torneiras aquecidas. Contudo, também é possível economizar com os aquecedores a gás.
Dicas de economia com aquecedores a gás
Seguindo algumas dicas ao usar o aquecedor a gás, além de economizar energia, também é possível economizar água e o meio ambiente agradece, confira:
- Tome banhos curtos, principalmente pela vazão de água é possível se enxaguar em menos tempo;
- Se ensaboe com o chuveiro desligado;
- Configure o aquecedor a gás com a temperatura correta;
- Faça a manutenção do aquecedor conforme orientado pelo fornecedor;
- Limpe as duchas e torneiras, pois caso estejam entupidas menos vazão de água é recebida;
- A chama do botijão de gás deve ser sempre na coloração azul, portanto, verifique com frequência.
Seguindo essas dicas é possível economizar tanto na energia quanto na água usando o aquecedor a gás.
LEIA TAMBÉM: Como deve ser a manutenção do aquecedor a gás.