Quantos quilos tem um botijão de gás cheio?

0

Quantos quilos tem um botijão de gás cheio

É tão fácil levantar um botijão de gás vazio na hora de entregá-lo, mas quando recebemos o produto cheio, o coisa muda de figura e bate aquela curiosidade:

Quantos quilos tem um botijão de gás cheio?

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Os botijões de gás quando estão vazios têm pequenas variações de peso de acordo com a marca do fabricante, mas não se preocupe quanto a isso, todas as marcas são seguras, homologadas pelo INMETRO e autorizadas pela ANP.

Botijão de gás vazio

O botijão de gás vazio, ou seja, sem o conteúdo que vai alimentar o forno e o fogão da sua casa é chamado de casco, assim como o casco da cerveja ou do refrigerante.

E, assim como os cascos dessas bebidas, o casco do gás também precisa ser entregue ao vendedor, quando você adquire um produto novo.

O peso de um botijão de gás vazio varia entre 14 e 15 Kg dependendo do fabricante. Essa é uma informação que conta no casco.

Como o botijão é chamado no Brasil

Nosso país é imenso e existem diferenças regionais em diversas palavras que utilizamos no dia a dia. Com o botijão de gás vazio não é diferente. Veja abaixo como ele pode ser chamado em diversas partes do Brasil.

  • Botijão
  • Botija
  • Casco
  • Vasilhame
  • Botijão vazio
  • Garrafa
  • Recipiente
  • Vasilha
  • Cilindro

Afinal, quantos quilos tem um botijão de gás cheio?

Diante da informação já apresentada no texto que um botijão vazio tem entre 14 e 15 kg e a recarga de gás de cozinha em botijão P13 é de 13 Kg, basta somente somar esses valores.

Exemplo:

Casco = 14 Kg + 13 Kg (recarga de gás) = 27 Kg

Quantos quilos tem um botijão de gás cheio nesse caso? 27 quilos.

A informação do peso do vasilhame consta no casco do gás de cozinha. Portanto, para conferir se o peso está correto, basta pesar o produto cheio e verificar se o peso do vasilhame informado + os 13 Kg da recarga estão corretos.

O entregador de gás não é obrigado a andar com uma balança, mas toda revenda deve possuir uma balança homologada pelo INMETRO para o cliente conferir o peso do produto cheio.

Caso haja divergência do peso quando comprar um botijão cheio para entrega em domicílio, reclame com a revenda responsável. 

O que fazer se o conteúdo do seu botijão tiver menos de 13 Kg

Quantos quilos tem um botijão de gás cheio

Caso o consumidor tenha pesado o produto, descontado o peso do casco e constatado que o conteúdo tenha menos de 13 Kg, o primeiro passo é procurar o IPEM do seu estado (Instituto de Pesos e Medidas).

Se o órgão constatar a irregularidade, oferecerá uma denúncia ao PROCON da localidade, para que este possa acionar a marca responsável, assim como a distribuidora e a revenda, para que estas possam apresentar sua defesa.

Nos casos onde é constatada alteração, a revenda é obrigada a ressarcir o consumidor.

Existe fiscalização nas revendas de gás?

As revendas autorizadas de gás de cozinha estão submetidas a diversos órgão regulatórios, tais como:

  • Prefeitura
  • Corpo de Bombeiros
  • IPEM
  • INMETRO
  • ANP
  • Procon

A fiscalização de produtos que são certificados pelo Inmetro como o botijão de gás, é feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM). 

Essas fiscalizações ocorrem no decorrer do ano em que é verificado se o peso dos botijões de gás está em conformidade com o que é indicado na etiqueta, além do peso que deve estar em conformidade com as especificações da Portaria 225/2009 (Dimel/Inmetro).

As fiscalizações são realizadas direto nas revendedoras e distribuidoras de gás em todo o país. Os botijões são pesados observando-se a tara do botijão. É necessário informar que no próprio botijão tem a tara dele e você verifica o peso total e subtrai a tara (peso somente do casco) para ver se tem os 13 kg.

Esperamos que com esse artigo sobre “Quantos quilos tem um botijão de gás cheio”, tenhamos esclarecido as principais dúvidas e você tenha muito mais conhecimento para adquirir um produto de acordo com o peso correto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais