Como funciona o fogão cooktop

0

Como funciona o fogão cooktop

Apesar de ser um eletrodoméstico que teve um grande aumento em vendas, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como funciona o fogão cooktop.

Além disso, é muito importante saber como funciona a instalação do botijão de gás no cooktop e quais cuidados devem ser seguidos.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Portanto, se você está pensando em comprar um cooktop, veja a seguir como funciona o fogão cooktop e em quais locais ele pode ser instalado.

Como funciona o fogão cooktop a gás?

O funcionamento do cooktop a gás não é muito diferente do funcionamento de um fogão tradicional.

Contudo, o cooktop ganha em praticidade. Pois, além de ser compacto e caber em qualquer lugar, ainda é fácil de limpar, afinal não possui as estruturas laterais do fogão.

Atualmente existem três tipos de cooktop, sendo que o mais conhecido é o que utiliza o gás de cozinha para a preparação dos alimentos.

Nesse modelo, você pode usar as mesmas panelas usadas no fogão tradicional, desde que estejam com a base firme e sem amassados.

Existe ainda o cooktop elétrico, onde a diferença está que seu uso é através da eletricidade. Assim, quando acaba a energia elétrica na casa ou apartamento, esse modelo acaba se tornando inutilizável.

A vantagem desse modelo é a facilidade da limpeza, a desvantagem é que as panelas precisam possuir o fundo de ferro ou de aço.

Outro modelo mais moderno é o cooktop por indução, esse modelo possui um fundo magnético que em contato com a panela específica para o eletrodoméstico induz o calor. É um funcionamento diferenciado e que pode valer a pena para você.

Agora que você já sabe como funcionam os cooktop, veja a seguir, como fazer a conexão do gás de cozinha com o fogão.

Como conectar o gás de cozinha no cooktop?

Como o cooktop que utiliza gás de cozinha ainda é o mais utilizado nos lares brasileiros, é importante entender como fazer a instalação. E além disso, como conectar corretamente o gás de cozinha ao eletrodoméstico.

Antes de conectar o gás de cozinha ao cooktop, é importante saber em quais tipos de bancadas ele pode ser colocado.

O cooktop pode ser colocado em bancadas de madeira, mármore ou granito, desde que sejam de boa qualidade e resistentes.

Após a escolha, você pode começar os procedimentos para a instalação do botijão de gás no cooktop, veja a seguir:

  • Primeiramente, confira se a mangueira de gás e a válvula do botijão possuem o selo do Inmetro e mantenha o registro do gás fechado;
  • A mangueira deve ser de no máximo 1,25 m, o material ideal é de cobre ou latão;
  • Com os itens corretos, coloque o bico da mangueira que sai da válvula do botijão no bico que tem atrás do cooktop;
  • Parafuse a braçadeira que geralmente vem com a mangueira;
  • Veja se a outra parte da mangueira está bem instalada na válvula do botijão;
  • Antes de ligar o gás, faça o teste do fogão para saber se existe vazamento;
  • Ligue o gás e acione as bocas do fogão.

Viu como é fácil? Seguindo esses procedimentos você poderá instalar o botijão de gás no cooktop com segurança.

Onde colocar o cooktop

Como funciona o fogão cooktop

O cooktop é um eletrodoméstico moderno que encanta pela praticidade, além disso, seu design inovador deixa as cozinhas muito mais bonitas.

O aparelho combina com qualquer tipo, estilo ou cor de móveis, desde os retrôs aos mais modernos que existem hoje.

Em cozinhas pequenas ou americanas, ele fica perfeito sendo instalado em um balcão de mármore, granito ou madeira.

Inclusive, o cooktop pode dividir a cozinha e facilitar seu acesso por ambos os lados do balcão, deixando o local muito mais moderno e inovador.

Claro que mesmo facilitando a vida das pessoas, os cuidados com o cooktop a gás devem ser seguidos. Além disso, sua instalação pode depender de onde se encontra a tubulação.

Entretanto, muitas pessoas preferem instalar o cooktop próximo à pia, pois assim facilita a lavagem dos utensílios usados na preparação dos alimentos.

Atualmente o cooktop pode ser comprado em diversas cores e tamanhos. E pela possibilidade de escolher muitos utilizam o eletrodoméstico com uma cor diferenciada, justamente para dar um ar mais alegre à cozinha.

Existem marcas que possuem o cooktop nas cores azul, laranja, amarelo, vermelho e em diversas tonalidades, além é claro, do produto na cor preto tradicional.

Inclusive, a mais nova inovação do cooktop a gás, é embutir as bocas no próprio mármore ou granito, o que facilita ainda mais a limpeza do produto.

Indiferente da sua escolha, o cooktop a gás é um dos eletrodomésticos que deixa o ambiente bonito e inovador. E certamente pode contribuir para a sua rotina na cozinha pela sua praticidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais