O que causa explosão de gás?

0

O que causa explosão de gás.

A explosão de gás de cozinha pode ser causada por diversos fatores, mas dentre os principais, estão a falta de cuidados com o insumo.

Além disso, o produto é altamente inflamável, por isso, todo cuidado desde o manuseio na compra da revendedora até a instalação na residência deve ser redobrado.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Sendo assim, existem alguns procedimentos que devem ser tomados para que se evite a explosão de gás e acidentes sérios que podem acabar em fatalidades.

Confira a seguir, os principais procedimentos a tomar para se evitar acidentes com o botijão de gás de cozinha.

Quais são os principais fatores de risco para a explosão de gás?

O gás de cozinha já é um produto altamente inflamável, por isso, existem alguns fatores de risco que devem ser tidos com a máxima atenção.

Contudo, um dos principais fatores que contribuem para a explosão de gás é o vazamento do insumo, que geralmente, está relacionado a válvula ou a mangueira de gás.

Em relação à válvula, para que esta não ocasione vazamento de gás, deve ser colocada e apertada corretamente e possuir o selo do Inmetro.

Além disso, antes de abrir o registro, é necessário confirmar se o mesma não está com vazamento de gás, para isso, você pode fazer o teste do sabão.

Em relação à mangueira de gás, a mesma deve ser de qualidade com selo do Inmetro, além disso, deve ficar distante do forno ou outras fontes de calor excessivo.

Outra questão a ser observada é a data de validade desses equipamentos, pois devem ser trocados a cada 5 anos.

O que causa explosão de gás? Outros fatores de risco para explosão

Além dos itens que fazem parte do uso do botijão de gás e o cuidado que se deve ter, é importante lembrar, que outros produtos também podem causar explosão, confira:

  • Nunca acenda o fogão com isqueiro, use palitos de fósforo ou o próprio acendedor automático;
  • Não limpe próximo do fogão com produtos inflamáveis como, por exemplo, o álcool;
  • Além disso, não guarde produtos de limpeza próximos ao fogão, pois há risco de explosão;
  • Em caso de cheiro de gás, feche o registro e areje o local, não acenda as luzes, pois há risco de fagulhas, que podem causar explosão;
  • Nunca coloque o botijão de gás próximo a ralos, pois em caso de vazamento o gás pode se acumular;
  • Quando sair por longos períodos prefira fechar o registro do gás do fogão, principalmente se tiver animais domésticos em casa;
  • Compre botijão de gás somente de revendedores cadastrados e de distribuidoras autorizadas;
  • Sempre faça a troca do botijão de gás com segurança e com o registro fechado.

Seguindo esses procedimentos, o risco de explosão é reduzido e praticamente eliminado. Porém, em caso de emergências é importante saber o que fazer.

O que fazer em caso de explosão de gás?

Embora o botijão de gás seja muito seguro, muitas vezes, a falta de cuidados pode causar explosões. Mesmo porque, qualquer produto inflamável, se não tomarmos os devidos cuidados, podem explodir.

Agora em caso de vazamento com fogo, alguns cuidados são essenciais para evitar explosão de gás, dentre eles, desligue o registro geral do local.

Contudo, se o fogo alcançar a mangueira de gás, é fundamental desligar o registro e tirar todas as pessoas e animais domésticos da casa.

Agora se o fogo tiver em objetos da cozinha, além de sair imediatamente do ambiente, é necessário chamar o corpo de bombeiros.

Nunca deite o botijão de gás para tirá-lo do local, pois esse movimento pode ocasionar ainda mais vazamento.

Você pode retirá-lo em caso de vazamento para um local arejado, contudo, na posição vertical. Além disso, verifique se não existe nenhum produto inflamável no caminho.

Em caso de explosão de gás, os bombeiros devem ser acionados imediatamente, pois o risco é enorme caso haja alguém no ambiente.

Botijão de gás explode?

O que causa explosão de gás?
O que causa explosão de gás?

Essa é uma dúvida muito comum, contudo, o que causa a explosão é o vazamento de gás em um ambiente fechado como a cozinha.

O botijão de gás é seguro e o risco existe apenas se ele atingir grandes temperaturas, como no caso de um incêndio.

Entretanto, seguindo os procedimentos de segurança na instalação do mesmo e ficando atento às datas de validade da mangueira e da válvula, o botijão de gás é seguro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais