O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

0

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

O botijão de gás é um item essencial para o preparo da alimentação, contudo, em caso de vazamento, alguns cuidados devem ser tomados.

Existem também outros cuidados que não devem ser feitos em caso de vazamento de gás de cozinha, por isso, precisamos ficar atentos.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Portanto, veja a seguir algumas dicas de segurança que todos devemos ter com o botijão de gás e quem chamar em caso de emergência.

Do que é feito o gás de cozinha?

O gás de cozinha possui um odor bem característico, contudo, para podermos sentir esse cheiro foi adicionado o mercaptano.

Isso porque, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), é formado por propano e butano e não possui cheiro em seu estado natural.

Contudo, isso traria muito mais risco a todos que usam o gás de cozinha na preparação dos alimentos.

Sendo assim, para trazer mais segurança, foi adicionado o produto ao insumo. Dessa forma, a qualquer sinal de vazamento qualquer pessoa pode sentir o odor e se proteger.

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?
O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

Desse modo, ao sentir cheiro de gás quando estiver cozinhando ou ao chegar em casa, alguns cuidados devem ser tomados, veja a seguir:

Feche o registro de gás

O registro faz parte dos componentes de segurança do botijão de gás, portanto, se sentir cheiro de gás, feche o registro imediatamente.

Abra portas e janelas

Ao sentir cheiro de gás de cozinha também é muito importante deixar o local arejado, para isso, abra portas e janelas e as mantenha assim até resolver o problema.

Vá para outro espaço

O cheiro de gás pode ser perigoso para a saúde e causa diversos males, como, intoxicação, tonturas e desmaios, portanto, vá para outro local enquanto o odor estiver forte.

Cuidado com as crianças, idosos e animais de estimação

Leve crianças, idosos e animais domésticos para um local seguro e fique de olho para que não inalem o gás.

Gás de cozinha vazando – Passo a passo do teste do sabão

Depois de uns minutos volte ao local e verifique se o cheiro está mais fraco, pois é necessário descobrir de onde vem o vazamento de gás.

Para isso, confira o passo a passo do teste do sabão:

  1. Com uma esponja de pia, detergente ou sabão em pedra, faça bastante espuma;
  2. Esse sabão deve ser passado desde a mangueira de entrada no fogão até o registro de gás;
  3. Abra o registro e verifique de qual local está saindo bolhas;
  4. Após identificar o local do vazamento, feche novamente o registro;
  5. Se possível, ajuste o que for necessário para parar o vazamento. Se não souber o que fazer, chame por ajuda especializada.

Trocando o registro de gás e a mangueira

Em determinadas ocasiões o que fazer quando o botijão de gás está vazando é verificar o registro e a mangueira do gás.

Muitas vezes o registro pode estar apenas com folga, nesse caso, se saiu bolhas do local, solte e prenda novamente. Em seguida, repita o teste do sabão e abra o registro.

Caso as bolhas tenham saído da mangueira de gás, se for de sua extensão é necessário a compra de outra.

Caso tenha sido do bico do fogão ou do registro, é necessário trocar as braçadeiras que prendem a mangueira, pois às vezes, podem enferrujar.

Contudo, tanto o registro como a mangueira de gás possuem prazo de validade que é de 5 anos, sendo assim, verifique se ambos não devem ser trocados.

Agora, se todos os procedimentos forem tomados e você notar que o vazamento provenha do próprio botijão de gás, o coloque fora do ambiente e chame a emergência.

O que não deve ser feito em caso de vazamento de gás de cozinha

Assim como existem alguns cuidados que podem ser feitos em caso de vazamento de gás, existem outros que nunca devem ser feitos, confira:

  • Em caso de vazamento de gás nunca acenda ou apague a luz. Pois, a mesma pode soltar fagulhas e causar acidentes fatais;
  • Nunca teste o vazamento com palito de fósforo.

Embora o botijão de gás seja seguro, todos esses cuidados devem ser tomados para evitar acidentes de grandes proporções.

Além disso, é muito importante comprar o botijão de gás apenas de revendedoras autorizadas, pois estas recebe o insumo diretamente de distribuidoras.

Para saber se o gás de cozinha tem origem em um local seguro, basta observar o selo que deve conter a logomarca e o CNPJ da empresa responsável.

Todo esse cuidado vai redobrar a sua segurança no manuseio do botijão de gás e deixar o ambiente muito mais seguro.

Agora que você já sabe o que fazer quando o botijão de gás está vazando, pode usar o produto com muito mais tranquilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais